[ 07/01 ] Torpedo e Site de Sonhos do Mohinder

Mensagem de texto no celular:

Vc anda experimentando sonhos incomuns ultimamente? Ou mesmo pesadelos? O Suresh talvez possa te ajudar. Vá para: http://activatingevolution.org

No site tem uma nova aba sobre sonhos: http://activatingevolution.org/dream_home.shtml

Na página inicial, ele fala que está estudando os sonhos para tentar entender a parte mais misteriosa da mente. Os questionamentos do Mohinder desta vez são:

É possível uma pessoa controlar o sonho da outra? Ou, são os sonhos na verdade segredos escondidos encodados no nosso DNA que só são revelados durante os estados diferentes da consciência? A raça humana evoluiu para seres inteligentes e intrincados através dos tempos. Será então que o padrão e o método de como sonhamos também evoluiu?

Lá dentro tem um menu: “Envie sonhos / Análise de Sonhos / Dicas para se Lembrar dos Sonhos / Diário de Sonhos / Cinco Estágios do Sono / Citações do Mohinder“.

Para enviar sonhos, tem que residir nos EUA e ter mais de 18 anos e mandar o texto com uma imagem do sonho – que, claro, passam a ser deles. No Análise dos Sonhos ainda não tem nada porque diz que haverá semana que vem, quando ele analisar os sonhos que forem enviados para o site.

Em Dicas para se Lembrar dos Sonhos, temos, em resumo:

Relaxe antes de dormir. Leia, ouça música, qualquer coisa que o deixe relaxado.
Mantenha um diário ao alcance da mão para você escrever nele ao acordar. Já deixe com a data, para você não ter que pensar nisso de manhã.
Antes de dormir, repita várias vezes: ‘Eu me lembrarei dos meus sonhos’ e faça algo físico junto com isso, tipo apertar o dedão enquanto fala a frase.
Imagine-se acordando e lembrando dos sonhos. Se pode visualizar isso, vai ajudar nas chances de se lembrar.
Evite beber álcool antes de dormir. Isso reduz a quantidade de sono REM que você pode ter.
Tente acordar naturalmente, sem despertador. Fique de olhos fechados, na mesma posição, relaxe o corpo e se permita recordar do sonho.
Quando começar a lembrar, comece a escrever no diário. Não se preocupe em fazer sentido. As coisas se juntarão mais tarde. Escreva tudo, mesmo as coisas que parecerem insignificantes. Muitas vezes algo pequeno abrirá portões para nos lembrarmos de muito mais dos sonhos.

Em Diário de Sonhos, temos uma dica de como fazer um, começando por um resumo geral, incluindo o máximo de detalhes que puder se lembrar. Fazendo isso, seus padrões de sonhos se tornarão aparentes. Aí ajuda também você se perguntar sobre:

Data:
Primeira reação:
Roteiro básico:
Pessoas principais:
Ações principais:
Emoção principal:
Símbolo principal:
Ambiente (Localização e tempo):
Quando esse sonho acontecia?
Que sons, cores, ou imagens você se lembra?
Como esse sonho se relaciona com os sonhos anteriores?
Este sonho foi induzido por algo que aconteceu recentemente?
Como este sonho fez você se sentir?
É um sonho recorrente? E é igual ou tem algo diferente?

Em Cinco Estágios do Sono, ele ensina:

* Estágio 1 – transição entre o estado desperto e o sono. Os olhos se movem devagar e a atividade dos músculos também. É um sono leve do qual você pode ser facilmente despertado.
* Estágio 2 – o movimento dos olhos e das ondas cerebrais se torna mais lento com ocasionais rajadas de ondas cerebrais rápidas. O corpo se prepara para entrar em sono profundo.
* Estágio 3 – ondas cerebrais extremamente lentas, chamadas de delta, são intercaladas com ondas menores e mais rápidas chamadas ondas theta.
* Estágio 4 – o mais profundo dos estágios antes do sono REM. Nenhum movimento de olhos ou atividade muscular ocorre durante o sono profundo. Durante esse estágio, o cérebro produz mais ondas delta do que theta. No estágio 4, alguns podem experimentar sonambulismo ou terror noturno.
* Os estágios 1 a 4 são chamados de sono não-REM (NREM) e duram de 90 a 129 minutos (cada um tem cerca de 5 a 15 minutos). Os estágios 3 e 2 se repetem ao contrário antes de chegar ao sono REM. Um ciclo de sono normal tem o seguinte padrão: acordado / estágio 1 / 2 / 3 / 4 / 3 / 2 / REM.
* Estágio 5 – movimento rápido dos olhos (MRE) ou “rapid eye movement (REM)”. A respiração fica rápida, irregular e profunda, os olhos se movem rápido e os músculos dos membros se paralizam temporariamente, para evitar que o corpo execute os movimentos dos sonhos que ocorrem nesse intenso estágio cerebral. As batidas dos corações podem crescer e os músculos podem experimentar torções musculares ocasionais. O REM normalmente acontece 90 minutos depois de cair no sono. O primeiro período é tipicamente de 10 muntos, com cada estágio recorrente aumentando de tamanho, e o final dura cerca de uma hora. O sonhar mais vívido acontece durante o REM.
* Os 5 estágios do sono, incluindo suas repetições, ocorrem em ciclos. O primeiro termina depois do REM e dura normalmente 100 minutos. Cada ciclo subseqüente dura mais que isso, já que os estágios do REM ficam mais extensos. Uma pessoa pode completar 5 ciclos em uma típica noite de sono.

* Fatores que afetam os ciclos e estágios do sono:
Há desordens do sono que afetam a qualidade, duração e o começo do sono. Deprivação do sono, mudança de horário ao dormir, estresse e fatores ambientais todos afetam um ciclo de sono. Condições psicológicas como a depressão diminuem a duração do sono REM. Tratamentos e medicações também.

Ele então explica o que é Hipnagogia, Microsono, Paralisia do Sono, Sonho Lúcido e Pesadelo. Vejam lá no site para saber mais.

E, finalmente, em Citações do Mohinder, há 17 das famosas reflexões, teorias e questionamentos dele, que não vou traduzir, divirtam-se lá ou então esperem ele falar delas no McBlog do próprio, rsrsrs!

– traduzido, compilado e postado por Alex Sanders

Anúncios

6 respostas para [ 07/01 ] Torpedo e Site de Sonhos do Mohinder

  1. Sylvia Sanders disse:

    Aproveita q foi vc quem traduziu e segue os conselhos, Issac Mendez do HB rs

  2. Alexandra disse:

    Sim, mas eu já tenho diário de sonhos desde que era adolescente. =)

    Sério, isso realmente ajuda a compreendermos os mistérios da nossa mente, e os sonhos ficam cada vez melhores…

    A diferença é que a Álex Mendez não pinta, mas sonha.

    ;D

  3. juliealencar disse:

    Eu nunca lembro do sonho, vou começar a seguir as dicas do Mohinder!!!

  4. Alexandra disse:

    Siga, Julie, tem muita coisa que anotei que na época não fazia sentido e hoje quando leio é claro como água.
    🙂

  5. […] escapar. A estória será unida a uma série de HQs. Além disso, os fãs também descobrirão o estudo de sonhos do Suresh, um novo e melhorado site da Yamagato Fellowship site e um novo Rastreador de Tarefas da […]

  6. Armando Pires disse:

    Adorei o post!

    Já que estamos falando da arte de sonhar, dêem uma olhada neste video do youtube http://www.youtube.com/watch?v=hyaX3JgPLVk, ou acesse o site http://www.meus3desejos.com.br. Tenho certeza que vocês irão gostar.

    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: